Consta que nos Estados Unidos colhiam-se as flores que infestavam o campo para a elaboração do licor de dente-de-leão. Os indígenas deste país chamavam-no de "pegadas-de-homem-branco", pois, onde chegava o homem branco, chegava o "dandelion", como é chamado em inglês.
Planta da família das compostas (como a serralha e muitas outras), tem inflorescências amarelo-brilhantes ou mesmo brancas. Tem um alto potencial biótico devido à facilidade com que suas sementes se disseminam: com a forma de pequenos pára-quedas, são facilmente levadas pelo vento
Hoje, as folhas de Dente-de-Leão são populares em alguns países em saladas na primavera e verão. Tem um agradável sabor amargo e aromático. As folhas de Dente-de-Leão têm sido usadas tradicionalmente em curas de desintoxicação, particularmente na Suíça.
Uso Clínico e Medicinal
Problemas do fígado
Cálculo biliar
Diurético
jardimverde.pt
wikipedia.org
Mais...
Utilização:
Medicinal: Rico em vitaminas e sais minerais, o dente de leão tem propriedades diuréticas; é tônico, digestivo, estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Estimula os rins, ajuda eliminar uréia, colesterol e ácido úrico. Alivia anemia, insuficiência hepática, cistite, reumatismo, gota, etc. Combate gases e prisão de ventre. Ótima para o fígado, limpando as impurezas e melhorando seu funcionamento.
Preparo das folhas: infusão - ferter água e colocar as folhas picadas. Descansar tampado por 7 minutos. 3 xícaras/dia.
Preparo das raízes: colocar uma col. De sopa de raiz picada e deixar fervendo junto com a água por 10 minutos.
Caseiro (interior) - Uso como cama para animais, forrando as instalações de coelhos, carneiros e vacas, ajuda as crias, pois aumenta o leite das mães (folhas possuem 2,45% de proteínas).
Mágico: Plantada no norte do jardim, faz com que os ventos sejam sempre favoráveis. Para adquirir poderes psíquicos, tomar o café feito com as raízes.
Cosmética: Bom para celulite, ajuda emagrecer purificando o sangue. Chá forte clareia sardas. Para acne também é utilizado, compressas à noite e pela manhã ajudam Ter a pela limpa e sedosa.
Alimentícia consumido sob diversas formas: Folhas com salada (amarga), ou cozida com espinafre, a raiz é torrada como café; folhas podem ser ainda usadas como suco (fortifica os nervos do cérebro e olhos); na época colonial era apreciado seu vinho.
Receita de vinho - 7 litros de água, 7 litros de flores, 2,5 laranjas cortadas em 4,1 limão cortado em 4,1 pacote de levedura seca, raiz gengibre ralada, 1,2 kg de açúcar. Modo de fazer: colha as flores em dia de sol, deixe os insetos saírem espalhando em folhas de jornal; coloque em recipiente de cerâmica, despeje água, cubra e deixe 24 horas. Coe para caldeirão esmaltado, adicione laranja, limão e gengibre. Ferva por 30 minutos, coe e junte o açúcar. Quando estiver morno, junte a levedura, previamente dissolvidaem 2 col de sopa do líquido. Cubra e deixe fermentar mais ou menos 7 dias. Despeje em garrafões e deixe em repouso por um mês. Aí decantá-lo para garrafas menores. Estará bom após 5 meses.
Contra indicação: evitar o uso nos casos de irritação de estômago ou intestino.
Fonte: Magia se faz na cozinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário